A Família Real está sempre a crescer. Todas as nossas alpacas são lindas, têm o seu feitio e particularidades. Mas não te preocupes, vais poder conhecer todos eles!
Reis e Príncipes (Machos)
Temos diversos machos, com diferentes idades, cores e personalidades. Todos eles têm as suas características e de certeza que existe aqui um que te vai conquistar o coração!
Aragon - Madash Aragon
Nascimento: 09 de Julho, 2017
Pai: “Bozedown” Rebellion
Mãe: “Hilly Ridge” Cayenne


O Aragon é o nosso macho Alfa. Apesar de nunca ter desempenhado essa função até chegar até nós, aqui foi “obrigado” a fazê-lo devido à falta de outros machos adultos. Aos poucos adaptou-se à vida portuguesa, e é uma alpaca com um feitio muito equilibrado.
É um macho imponente, grande (pesa cerca de 90 kg) e lindo de morrer! A sua cor é castanho escuro mas em certas partes do corpo, como o focinho e as patas, é preto. No entanto, consoante a luz do sol, a fibra dele parece avermelhada.
Apesar de ser um pouco desconfiado, ele é um verdadeiro gentleman. Geralmente, quando põe o halter, sabe que é para trabalhar e mostra toda a sua postura e profissionalismo. E não diz que não a que lhe dêem petiscos como cenoura, maça ou pêra.
VIVA O REI ARAGON!
William - Madash Delta
Nascimento: 03 de Agosto, 2020
Pai: “Houghton” Master General
Mãe: “Madash” Annie May


O William chegou até nós com pouco mais de 3 meses. É lindo e tem a cor alourado (parece branco mas na verdade é dourado). Tem uma mancha mais escura no dorso.
A fibra do William é algo de espantoso. Muito denso e suave ao toque. O focinho e a cabeça dele são muito lindos e nas bochechas parece que tem dois “pompons”.
O William é o melhor amigo do Harry. Cresceram juntos e são amigos inseparáveis. O Harry costuma ser mais desenvergonhado e o William fica um pouco atrás, na expectativa. No entanto, também se aproxima das pessoas e adora cenouras!
Também está treinado com o halter e gosta muito de mostrar a sua postura e a sua elegância quando lhe tocam.
Harry - Madash Dallas
Nascimento: 04 de Agosto, 2020
Pai: “Inca” Grand Slam
Mãe: “Coire” Iona


O Harry veio juntamente com o William com pouco mais de 3 meses. A fibra dele é castanho mas com uma tonalidade um pouco mais clara que o Aragon. A fibra também tem uma boa densidade e uma suavidade que só apetece encostar a cabeça e dormir uma soneca.
Ele costuma ser o nosso “parte-corações” porque realmente é impossível uma pessoa não ficar encantada com o Harry. Destemido, curioso e muito guloso, ele não tem problema em aproximar-se das pessoas em troca de uma cenourinha ou de uma maçã. O focinho dele é espetacular e está sempre a cheirar à procura de comida nos bolsos das pessoas.
Amante de cenoura e maçã, adora brincar com o seu companheiro William e fazer disparates, como comer as árvores que acabámos de plantar…
Charles the Royal'Paca
Nascimento: 01 de Agosto, 2021
Pai: “Furze Park” Bow
Mãe: “Coire” Iona


O Charles foi a primeira cria do Royalpacas Family que nasceu na nossa quinta. A fibra dele é branca como a neve, tem um frisado magnifico e promete ser uma delícia de se trabalhar.
Tem um focinho super cómico, está sempre a fazer asneiras e a provocar toda a gente, saltando para cima das restantes alpacas, comer tudo o que aparece, deitar-se em cima dos pratos das comidas dos outros. Apesar de só fazer asneiras é ele que nos traz mais gargalhadas com as suas palermices.
Adora brincar com o seu amigo George, correndo à volta do paddock e até gosta de brincar com os nossos cabritos.
Tem todos os indícios físicos de ser uma alpaca excelente, ou seja, uma grande postura, uma fibra de grande qualidade e um feitio espetacular. Temos grandes expectativas sobre o Charles!
George the Royal'Paca
Nascimento: 17 de Agosto, 2021
Pai: “Houghton” Daybreaker
Mãe: “Madash” Annie May


O George nasceu duas semanas depois do Charles e tal como o seu meio-irmão, o William, a cor da sua fibra é alourada. Tem um focinho muito lindo e uma fibra que aparenta ser de grande qualidade.
Um pouco mais tímido e sério, parece que é muito adulto para a idade que tem. Não brinca tanto como o Charles nem faz tantas palhaçadas. Ele gosta mais de manter a sua postura e a sua etiqueta. É aquele que tenta colocar o Charles no seu lugar ao dizer como se deve comportar nunca hesitando em mandar umas boas cuspidelas para ele se acalmar.
Com uma genética excelente, possui todos os indícios que qualquer criador de alpacas gostaria de ver numa cria. Não há dúvidas que terá um papel preponderante na futura manada do RoyAlpacas.
Rainhas e Princesas (Fêmeas)
As nossas fêmeas são tão diferentes mas com bastantes semelhanças ao mesmo tempo. Umas mais curiosas, outras mais desconfiadas. Mas sobretudo, todas elas têm um porte real!
Coire Iona
Nascimento: 12 de Maio, 2007
Pai: Rural Alianza Don pepe of Wessex
Mãe: Paca Perfect Hayley of Wessex


A Iona é a matriarca da nossa manada visto que é parente de grande parte dela. Ela é a alpaca mais experiente e isso nota-se pelo seu comportamento: está sempre alerta e avisa a manada quando algo fora do comum está a acontecer (isso pode ser desde o vizinho aparecer a apanhar cebolas ou um cão novo entrar na propriedade). Ela é respeitada por todos (é a líder da manada das fêmeas) e claramente consegue fazer filhos fortes e independentes (olhem para o Harry e para o Charles!).
A Iona não foi manuseada nos primeiros anos de vida e por isso é a mais “selvagem” da manada. Mesmo assim, quando agarrada porta-se muito bem e é muito querida e gulosa. Após uma breve análise, não se coíbe de ir ter com uma pessoa que tem uma cenoura na mão. Com sorte, ainda agradece deitando-se ao lado dessa mesma pessoa e recebe festas. No entanto, este comportamento muda completamente quando está grávida. Quando assim acontece, gosta mais de estar no seu cantinho sossegada e não tem vergonha em mandar umas boas cuspidelas quando a incomodam.
No entanto, o que caracteriza melhor a Iona é ser uma excelente mãe. Muito experiente, excelente parideira, consegue transmitir muita segurança, tranquilidade e respeito aos seus filhos. No seu historial, sempre deu filhos excelentes, tanto em temperamento como fisionomia.
Annie May - Madash Annie May
Nascimento: 26 de Julho, 2017
Pai: Burtonconstable The Chancer
Mãe: Coire Iona


A Annie May é muito curiosa e querida. É treinada com halter, gosta muito de cheirar as pessoas (sobretudo gorros, chapéus, etc) mas a comer cenouras é um bocado desconfiada (se calhar está preocupada em manter a linha).
A fibra da Annie May é provavelmente das melhores que temos. É muito suave, fofa e uma densidade espetacular. A mancha castanha que ela tem de lado é uma característica que inicialmente nos ajudou imenso para distingui-la da mãe (Iona) visto que são ambas mais ou menos do mesmo tamanho e brancas.
Apesar de ser jovem, tem demonstrado ser uma excelente mãe, muito cuidadora e protetora.
Quando está grávida, tal como a sua mãe Iona, também fica mais hormonal, mais sensível. Isso em termos práticos quer dizer que fica mais resmungona, mais “cuspidora” e não com tanta paciência.
É sem dúvida, uma querida e é impossível não se gostar da nossa Annie.
Camila the RoyAl'Paca
Nascimento: 2019
Pai: Desconhecido
Mãe: Desconhecido


A Camila foi a primeira alpaca que comprámos em Portugal. Foi criada num ambiente diferente do que nós temos aqui: bastante mais impessoal, sem muito contacto com humanos e sem grandes áreas de pasto. Foi de tal forma que quando ela chegou desconfiámos se ela sabia mesmo pastar.
Os seus primeiros tempos na quinta foram de adaptação. Apesar de ainda não lhe apetecer grandes confianças com humanos, tem vindo a aproximar-se cada vez mais e a permitir alguma aproximação e em certos casos, algum toque.
A sua adaptação à manada nova foi bastante rápida. Identificou logo com quem podia brincar (os bebés) ou não, quem era a líder (a Iona) e com quem podia conversar (Annie May). Reparámos que ela é bastante perspicaz no que toca a relacionamentos da mesma espécie.
A sua fibra é lindíssima, cor de mel. Trouxe uma nova cor, no sentido literal e figurativo, à nossa família e será, sem sombra de dúvida, uma peça importante para o nosso futuro!
Victoria the RoyAl'Paca
Nascimento: 24 de Abril de 2022
Pai: Desconhecido
Mãe: Camila The RoyAl’Paca


A nossa primeira cria fêmea! E que parto foi que até precisou da nossa intervenção!
A Victoria tem a particularidade de ter um padrão de cores espetacular. É uma alpaca branca com manchas pretas, sendo que uma delas preenche as costas todas. Parece que se maquilhou à pressa: tem um batom preto só de um lado dos lábios, um rímel que não é uniforme e até as patas parece que tem um sombreado perto das unhas.
Ela passeia-se como se fosse a alpaca mais importante do sítio. As pessoas têm o dever de a adorar e de contemplá-la! Mas ao mesmo tempo, é muito curiosa e muito querida. Adora dizer “olá” às pessoas, vindo cheirar as mãos, pés e cabelos. Visto que não tem crias com quem brincar, brinca sozinha correndo de um lado para o outro. Mas ela prefere brincar com o nosso bode Andy: têm a mesma idade e então fartam-se de correr de um lado para o outro.
Não sabemos que feitio ela terá quando crescer mas sem dúvida que será espetacular e temos grandes expectativas!